Try Hack Me - Careers in Cyber
Continuamos nossa jornada com o Try Hack Me, para criar sua conta, não esqueça de utilizar o nosso link que vai te dar $5 de desconto na assinatura premium.
Agora, o assunto são as carreiras em cibersegurança. Essa discussão vai passar pelos hackers éticos, que são responsáveis por simular ataques a infraestruturas, até os blue teams, que são responsáveis por defender as infraestruturas de ataques, simulados ou reais. Aqui, vamos explorar os caminhos da segurança cibernética e também os caminhos de aprendizado que precisam ser seguidos, dependendo dos objetivos.
- Trabalhar com diversas partes interessadas para analisar a segurança cibernética em toda a empresa.
- Compilar relatórios contínuos sobre a segurança das redes, documentando problemas de segurança e medidas tomadas em resposta.
- Desenvolver planos de segurança, incorporando pesquisas sobre novas ferramentas e tendências de ataque, e medidas necessárias em todas as equipes para manter a segurança dos dados.
- Testar e verificar medidas de segurança em softwares.
- Monitorar redes e relatórios para atualizar sistemas e mitigar vulnerabilidades.
- Identificar e implementar sistemas necessários para a segurança ideal.
- Desenvolver e adotar um plano de resposta a incidentes completo e acionável.
- Manter as melhores práticas de segurança e apoiar as medidas de resposta a incidentes.
- Relatar após o incidente e preparar-se para futuros ataques, considerando os aprendizados e adaptações a serem feitos a partir dos incidentes.
Esse profissional é como um detetive digital. Ele é responsável por coletar evidências, analisá-las e chegar até o responsável pelo ataque, quando possível, e identificar exatamente quais são os impactos desse incidente de segurança. Algumas das responsabilidades desses profissionais são:
- Coletar evidências digitais, observando os procedimentos legais.
- Analisar evidências digitais para encontrar respostas relacionadas ao caso.
- Documentar suas descobertas e relatar o caso.
- Realizar análise estática de programas maliciosos, o que envolve engenharia reversa.
- Conduzir análise dinâmica de amostras de malware, observando suas atividades em um ambiente controlado.
- Documentar e relatar todas as descobertas.
Esse é o profissional conhecido como Hacker Ético. Seu papel é testar a segurança de sistemas e softwares dentro de uma empresa. Isso é feito através de tentativas de descobrir falhas e vulnerabilidades, utilizando técnicas de hacking. Os pentesters documentam essas falhas e vulnerabilidades em relatórios, e as empresas utilizam essas informações para corrigir falhas, prevenindo futuros ataques. Algumas das principais responsabilidades desses profissionais são:
- Conduzir testes em sistemas de computador, redes e aplicativos web.
- Realizar avaliações de segurança, auditorias e analisar políticas.
- Avaliar e relatar os insights, recomendando ações para a prevenção de ataques.
- Emular o papel de um ator de ameaça para descobrir vulnerabilidades exploráveis, manter acesso e evitar detecção.
- Avaliar os controles de segurança, inteligência de ameaças e procedimentos de resposta a incidentes das organizações.
Até esse momento, não há necessidade de responder a nenhuma questão; basta clicar no botão "Complete" ao final de cada tópico. Agora, começaremos o quiz para finalizar essa tarefa. Para iniciar, basta abrir a tarefa 9 e clicar no botão "View Site".
Esse quiz contém perguntas relacionadas a preferências pessoais, para tentar definir qual a melhor carreira para o usuário (é apenas uma brincadeira, obviamente não é definitivo). Divirta-se com isso.
Esse tópico é apenas para aprendizado e inclusão no mundo da segurança da informação e nas diversas carreiras que englobam esse fantástico universo. Estude, escolha sua trilha e persevere no caminho até o final.
O TryHackMe pode te ajudar em qualquer que seja sua trilha, desde o aprendizado teórico até o prático em ambientes controlados e legalizados. Não deixe de explorar usando o nosso link, que dará um desconto de $5 na sua conta premium.
Let's Hacking
Comentários
Postar um comentário